06 maio 2014







a verdadeira história das shelfies







o realizador john waters tem uma frase brilhante: “if you go home with somebody, and they don’t have books, don’t fuck them!”. gostaria que acreditassem que a disseminação de livros cá em casa não se destina a promover qualquer tipo de promiscuidade lasciva e independente da assoalhada pontual... mas confesso não saber explicar por que razão os livros não estão todos juntos. a verdade é que há estantes com livros em quase todas as divisões e nos corredores também. e pensei nelas a auto-retratarem-se. tentei ainda que esse facto ajudasse de alguma forma a organizar este pequeno acervo – sem sucesso algum. fui percebendo que os livros têm um percurso próprio: podia jurar que os borges estavam todos ali e aparece-me uma edição do “ficciones” no meio dos steinbeck. como? quando? não sei. um amigo meu, arquétipo da ironia com piada, diz que gosta de ver os meus livros assim espalhados, porque se nota menos que muitos estão ainda por colorir... mas a meu favor tenho (perdoa-me o’neill) um facto: esta última fotografia mostra uma estante do meu quarto, que serve de mesa de cabeceira – e onde apenas há poesia. gosto de pensar que se a cama pudesse ser uma extensão daquelas prateleiras, talvez nos sonhos se inscrevessem poemas. 
(e agora, com vossa licença, vou buscar os lápis de cor).







10 comentários:

  1. Se vemos bem aquele rectângulo tímido em negro, vais no bom caminho. De outra forma, trata-se da Default Paralells Plesk Panel Page, uma doença que acontece não quando deixámos de ter biblioteca 'pessoal', mas quando a net sem fios do município denuncia a sua origem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes, o meu problema é mais achar que não sou eu que tenho biblioteca pessoal, "eles" é que têm um bibliotecário exclusivo... ;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. isso queria o meu amigo… não sei, também dizem que se sonha a preto&branco ;)

      Eliminar
  3. Se isto "conforta": cá em casa há estantes no escritório, no corredor e até na cozinha, porque gosto do ambiente acolhedor que a presença dos livros cria. Tenho uns amigos que têm livros espalhados pela casa toda - penso que só escapa a casa de banho. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conforta mas também não há propriamente desconforto ;)

      Eliminar
  4. Entrar numa casa com livros costuma ser motivo de conforto... :)
    (Esqueci-me da estante que tenho na sala, onde convivem livros, filmes e cds, e do baú do quarto que, não sendo estante, costuma dar poiso a pilhas de livros.)

    ResponderEliminar
  5. Na minha mesinha de cabeceira livros de poesia não faltam.
    Aliás quem é que diz que um poema por dia salva-nos a vida?
    Cá em casa há livros por todo o lado. Às vezes tenho uma certa dificuldade quando procuro um específico...

    ResponderEliminar

cartografe aqui: